Secretaria de Saúde afirma que nova cepa do vírus é importada
Após a confirmação da nova variante do Coronavírus em Corumbá, na manhã desta quarta-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou a infecção pela P1, mutação brasileira do Amazonas, e classificou a cepa como “importada”, oriunda de outra região, sem contágio local.
O caso trata de um paciente de 37 anos, que foi notificado no dia 09 de janeiro e esteve internado na UTI COVID da Santa Casa de Corumbá por 26 dias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é um contágio isolado, já que o homem morava sozinho e os contatos laborais não evoluíram com sintomas durante o monitoramento.
A Saúde informou ainda que outras amostras aleatórias foram enviadas para análise, a fim de rastrear se houve disseminação da nova variante no município e no Estado. Até o momento, nenhum outro resultado com a variante foi detectado.
Veja na íntegra
Foi confirmado pela vigilância epidemiológica do Governo do Estado que o paciente de 37 anos, que esteve internado na UTI COVID na Santa Casa de Corumbá, em janeiro, estava infectado pela variante P1 do Novo Coronavírus (variante brasileira do Amazonas).
O paciente foi passar o fim de ano em Manaus, com familiares. Foi internado e notificado em 09/01/21, teve alta hospitalar após 26 dias. O mesmo morava sozinho, e os contatos laborais foram monitorados, nenhum evoluiu com sintomas durante o monitoramento.
O caso é considerado IMPORTADO.
Outras amostras aleatórias de Corumbá foram enviadas para análise de sequenciamento genético sentinela. Para rastrear da disseminação da nova variante no município e Estado. Até o momento, nenhum outro resultado com a variante foi detectado.