Seminário da Acetems reafirma articulação para garantia de direitos de crianças e adolescentes
Celebrando o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, e discutindo pautas importantes sobre o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, a Associação de Conselheiros Tutelares de Mato Grosso do Sul realizou, entre os dias 20 e 22 de novembro, o Capacita Acetems, em Bonito/MS.
O evento envolveu mais de 100 participantes de 30 municípios, entre Conselheiros e representantes da Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança Pública em articulação com a Justiça e Defensoria Pública, para que todos tenham a mesma compreensão e aplicabilidade da legislação.
Foram três dias intensos com palestras que abordaram tópicos comprometidos com a defesa do Sistema de Garantia de Direito de Crianças e Adolescentes no Estado, que se firmou como essencial para o bom desempenho das atribuições legais e sociais.
A programação contou ainda com a eleição e posse da nova diretoria, que será presidida pelo conselheiro Adriano Vargas, reconduzido ao cargo por mais dois anos.
“Além do ganho teórico-técnico, a capacitação também é um momento importante de articulação, de network, e até mesmo das pessoas se conhecerem, pois muitas vezes elas vão precisar uma das outras, seja por um documento, uma transferência escolar de outro município, e até então não se conheciam. É o momento de se aproximar, compartilhar a realidade local. Uma grande troca de experiências”, avaliou Adriano sobre o movimento ocorrido em Bonito.
O Seminário foi conduzido pelos palestrantes: Adriano Vargas, Presidente da ACETEMS; Cândice Arósio, Procuradora – Chefe do Ministério Público do Trabalho em MS; Carmen Matsunaka, Pedagoga; Drª Fabrícia Lima, Promotora de Justiça no Ministério Público do MS; Larissa Lira, Advogada; e Lourdes Scwind, Assistente Social.
Da redação
Foto de capa: João do Couto