DestaqueHojeDESTAQUESGeral

Seminário da Acetems reafirma articulação para garantia de direitos de crianças e adolescentes

Celebrando o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, e discutindo pautas importantes sobre o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, a Associação de Conselheiros Tutelares de Mato Grosso do Sul realizou, entre os dias 20 e 22 de novembro, o Capacita Acetems, em Bonito/MS.

O evento envolveu mais de 100 participantes de 30 municípios, entre Conselheiros e representantes da Saúde, Assistência Social, Educação, Segurança Pública em articulação com a Justiça e Defensoria Pública, para que todos tenham a mesma compreensão e aplicabilidade da legislação.

Foram três dias intensos com palestras que abordaram tópicos comprometidos com a defesa do Sistema de Garantia de Direito de Crianças e Adolescentes no Estado, que se firmou como essencial para o bom desempenho das atribuições legais e sociais.

A programação contou ainda com a eleição e posse da nova diretoria, que será presidida pelo conselheiro Adriano Vargas, reconduzido ao cargo por mais dois anos.

Adriano Vargas, presidente da ACETEMS
Adriano Vargas, presidente da ACETEMS

 

“Além do ganho teórico-técnico, a capacitação também é um momento importante de articulação, de network, e até mesmo das pessoas se conhecerem, pois muitas vezes elas vão precisar uma das outras, seja por um documento, uma transferência escolar de outro município, e até então não se conheciam. É o momento de se aproximar, compartilhar a realidade local. Uma grande troca de experiências”, avaliou Adriano sobre o movimento ocorrido em Bonito.

O Seminário foi conduzido pelos palestrantes: Adriano Vargas, Presidente da ACETEMS; Cândice Arósio, Procuradora – Chefe do Ministério Público do Trabalho em MS; Carmen Matsunaka, Pedagoga; Drª Fabrícia Lima, Promotora de Justiça no Ministério Público do MS; Larissa Lira, Advogada; e Lourdes Scwind, Assistente Social.

Da redação
Foto de capa: João do Couto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *