Tradição do Banho de São João em Ladário será mantida, com restrições à Covid-19
O tradicional festejo do Banho de São João de Ladário será mantido e terá formato diferenciado, devido às restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus. Em reunião técnica, representantes da Fundação de Cultura, Secretaria Municipal de Saúde e setor de Posturas discutiram as novas diretrizes do evento, dentre elas, o Concurso de Andores, que abrirá inscrições na próxima semana.
A reunião foi conduzida pelo diretor-presidente da Fundação de Cultura, Cleber Miranda, que explicou sobre como o concurso será realizado. “Este ano teremos um concurso totalmente virtual, sem exposição pública dos andores. O júri será composto por dois jurados técnicos. Haverá ainda júri popular, onde a população poderá escolher seu andor favorito por votação nas redes sociais da Prefeitura de Ladário”. Quanto às rezas e novenas, os encontros terão que seguir os critérios já publicados nos decretos municipais.
O banho nas águas do Rio Paraguai ainda é discutido pela equipe. Mesmo compreendo que o ato é importante para os devotos, a atividade será analisada com calma, pois existem protocolos de segurança a serem cumpridos. Conforme assessoria, a preocupação tanto da Cultura quanto do prefeito Iranil Soares é que todos professem a Fé e mantenham a tradição, colocando a segurança em primeiro lugar.
Na segunda-feira, 15 de junho, acontecerá um novo encontro, na sede da Fundação, onde serão tomadas as decisões finais da festividade e repassadas cartilhas técnicas com os procedimentos que os festeiros deverão adotar, além do lançamento do edital do concurso.
A reunião teve a participação de representantes dos festeiros, da secretária Municipal de Saúde, Josiane Braga, e da fiscal de postura Leilyane, e aconteceu conforme as medidas de segurança de espaçamento, com uso de máscara facial e disposição álcool em gel 70% para todos os participantes.