UFMS e Sebrae firmam parceria para conectar empreendedores rurais e urbanos
Nesta segunda-feira, 16, durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, a UFMS e o Sebrae-MS firmaram um termo de cooperação para promover o desenvolvimento econômico sustentável e criar novas oportunidades para empreendedores em diversas regiões do Estado. A parceria apoia o aplicativo Mercado Solidário, criado por professores e estudantes da Escola de Administração e Negócios e da Faculdade de Computação, com o objetivo de conectar agricultores que queiram vender sua produção e potenciais compradores.
De acordo com o reitor Marcelo Turine e conselheiro do Sebrae-MS, o aplicativo Mercado Solidário tem um papel fundamental ao simplificar a busca e o processo de compra de produtos, conectando diretamente produtores e consumidores. “Essa plataforma aproxima empreendedores da agricultura familiar com as empresas que precisam desses produtos. É uma maneira da gente potencializar o mercado com as comunidades indígenas, assentamentos e, com isso, fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul”, destacou.
No mesmo evento, o Sebrae-MS foi o cenário para o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025 em Mato Grosso do Sul. A iniciativa, fruto da parceria entre a Secretaria de Agricultura Familiar e Agroecologia e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, apresenta um conjunto de medidas voltadas para os povos do campo, das águas e das florestas. Entre as principais ações, destaca-se a oferta de crédito com condições mais vantajosas para o financiamento da produção agrícola, visando impulsionar o desenvolvimento sustentável das pequenas propriedades rurais.
“O Plano Safra foi construído ouvindo os produtores da agricultura familiar brasileira, o que traz consistência para as medidas. O documento considerou as necessidades específicas de cada segmento, olhando para a transição ecológica e para o fundo garantidor. Então, é um plano importante que traz recursos para o pequeno produtor com linhas de crédito competitivas e agora nós temos que levar isso até ele, para que consiga acessar e fomentarmos ainda mais a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul”, destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck.
Aplicativo
Agência de Notícias da UFMS