Unicesumar agradece parceria da Prefeitura para fortalecimento da universidade na região
A Unicesumar agradeceu ao prefeito Marcelo Iunes pela parceria, pelo incentivo e o empenho na implantação e no fortalecimento da Faculdade de Medicina de Corumbá. “A forma cordial e prestativa com que sempre fomos recebidos foi fundamental para que tivéssemos uma jornada de sucesso neste ano”, destaca o ofício 65/2024, assinado nesta quarta-feira, 4 de dezembro, pelo diretor Sidney Edson Mella Junior.
“Em maio, passamos por uma avaliação de recredenciamento de nossa faculdade, obtendo nota 5, conceito máximo estabelecido pelo Ministério da Educação. Em Outubro, outra avaliação, desta vez para o reconhecimento do curso de medicina. Novamente, o conceito máximo foi atingido”, complementou a nota, que reiterou em seguida:
“Temos a certeza de que a parceria estabelecida entre nossa instituição e a Prefeitura de Corumbá em muito contribuiu para nosso desenvolvimento e resultados. Sempre que precisamos, fomos ouvidos e tivemos nossas demandas atendidas por vossa administração. Agradeço adicionalmente a toda equipe da Secretaria de Saúde, na figura da Secretaria Beatriz Assad, por toda deferência que sempre foi dispensada em nossas tratativas”, concluiu o professor Sidney Júnior.
O prefeito Marcelo Iunes agradeceu pelo reconhecimento e ressaltou que a chegada da universidade transformou de forma significativa a estrutura e a qualidade da Saúde Pública na região pantaneira. “Desde 2018, esse projeto foi uma das prioridades na área da Saúde. Condicionamos a doação do terreno para construção da sede própria com a garantia de 5 bolsas de estudos, por ano, para alunos corumbaenses vindos do ensino público”, lembrou o chefe do Executivo municipal.
Localizada na rua Pedro de Medeiros, no bairro Popular Velha, a sede da Unicesumar possui mais de 5 mil metros quadrados distribuídos em dois grandes blocos, 12 salas de aula, 8 salas de tutoria, 6 laboratórios e auditório com 233 lugares; além de Laboratório de Simulação Realística para os alunos do curso de Medicina.
“É um marco histórico para Corumbá e o início de uma nova era para a nossa cidade. A instalação da Faculdade de Medicina da Unicesumar em nosso solo não é apenas a inauguração de um prédio, mas a materialização de um sonho coletivo, o investimento em um futuro mais promissor para todos que aqui vivem”, disse o prefeito na época da inauguração do prédio.
“Ao formar médicos em nosso próprio município, estamos investindo na saúde da população corumbaense. Teremos profissionais mais próximos da realidade local, capazes de atender às demandas específicas de nossa comunidade. Com a chegada efetiva do curso de Medicina damos um salto de qualidade em nossa oferta educacional, democratizando o acesso ao ensino superior e promovendo a formação de profissionais da saúde altamente qualificados. A iniciativa em reservar cinco vagas com bolsa de estudo integral para alunos de Corumbá, que temos aqui, demonstra o compromisso do Poder Público Municipal e desta instituição, com a inclusão social e formação de novos e valorosos profissionais”, ressaltou Marcelo Iunes.
Ainda durante a inauguração do campi, o fundador da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, reforçou a importância do Executivo Municipal para a chegada da Unicesumar a Corumbá. “O prefeito Marcelo Iunes teve essa feliz iniciativa de se cadastrar e batalhar junto aos ministérios da Educação e da Saúde que esta faculdade de Medicina se instalasse aqui”, pontuou na época.
A Faculdade também mantém convênios com instituições de saúde vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e Secretaria Municipal de Saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e hospitais. No Brasil, a Unicesumar possuiu mais de 500 mil alunos e conta com 1.300 polos de educação a distância, em todos os estados, e seis campi presenciais. O ensino presencial acontece em Maringá (PR) e Corumbá (MS), cidades onde são ofertadas o curso de Medicina, em Londrina (PR), Ponta Grossa (PR), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS). Também possuiu três polos internacionais, localizados em Dubai (Emirados Árabes), Genebra (Suíça) e Joso (Japão).