DESTAQUESEconomiaPolítica

Universidade irá manter parque inaugurado sem nenhuma estrutura

A Unicesumar se comprometeu a estruturar/cuidar/dar manutenção ao Parque Urbano Zumbi dos Palmares, instalado no bairro Popular Velha. O compromisso é uma contrapartida para doação de uma pequena parte da área, onde a faculdade vai construir sua sede própria e contará com o primeiro curso de medicina do Pantanal. É um alento para os moradores da região que estão revoltados desde quando o ex-prefeito Paulo Duarte inaugurou o espaço, com pouca ou quase nenhuma estrutura.

O Parque Municipal começou a ser idealizado em 2009, pelo então prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, para ser implantado em uma área de 8,4 hectares (aproximadamente 9 mil mentros), com intuito de oferecer atividades de caráter social, ambiental, recreativa e desportiva. Obra para a qual foi destinado o valor de R$ 1.297.384,90 de verba federal. Era pra ser a maior do município, dotada de, além de quadras esportivas, áreas de caminhada, repouso e até mesmo uma biblioteca municipal. A obra era grande e o finado prefeito passou o bastão para o então chefe do Executivo, Paulo Duarte, antes do início das obras, em 2013, com esse volume de recurso e o projeto aprovado.

Inauguração aconteceu três anos após prefeito assumir mandato. Foto: Divulgação

E então, o parque finalmente foi entregue, em uma tarde de terça-feira, no dia 27 de dezembro de 2016, quatro dias antes do então prefeito entregar o cargo. Isso sem a nomenclatura “Zumbi dos Palmares” – iniciativa que o movimento de Defesa dos Direitos da Igualdade Racial cobra até hoje, já que o nome de “batismo” foi aprovado pela Câmara Municipal de Corumbá. O parque foi inaugurado uma quadra de cimento (com pintura esportiva), quadra de areia, um prédio administrativo e conta ainda com um imenso descampado, onde a Universidade deve promover a estruturação.

Moradores reclamam que o local é utilizado por vândalos e usuários de drogas. Inclusive, a Polícia Militar é constantemente acionada para atender as chamadas recebidas por lá. Para as famílias que vivem no bairro, a chegada da universidade é um alento e uma esperança de que finalmente o bairro Popular Velha voltará a ser uma região segura e familiar.

Apesar do projeto ter sido viabilizado com apoio das emendas federais, como as obras não aconteceram, chegou o momento em que essa verba precisou ser devolvida para a União. Para tentar maquiar o problema, o Parque foi entregue nas condições que vemos hoje. E agora, a esperança é que a Unicesumar resolva o problema deixado pela gestão passada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *