Valorizando as mulheres, projeto ELA contempla alunos da Reme
Com foco na valorização da mulher na sociedade atual e a cultura de paz contra a violência, o Projeto Ela envolveu alunos da Rede Municipal de Ensino de Corumbá que mostraram em forma de desenhos e textos aquilo que desejam para o público feminino.
Promovido pelo Conselho Municipal da Mulher, o projeto recebeu quase 60 inscrições em 03 categorias, conforme o nível de ensino, incluindo Fundamental I, Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos.
As produções foram avaliadas por uma comissão que classificou as cinco melhores delas, que foram premiadas em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 31 de março, no Tribunal do Júri da Comarca de Corumbá.
“O projeto é extremamente significativo, pois evidencia esse tema importante. A mulher já sabe seu papel dentro da sociedade, já consegue contemplar diversos setores e segmentos, ações dentro da sua vida nesse papel transformador que ela possui. Hoje em dia, sabendo da importância do nosso papel, temos que buscar o respeito. Talvez, a minha geração não veja esse mundo totalmente transformado e favorável à mulher, mas nós estamos aqui plantando essa sementinha”, disse a secretária adjunta de Educação de Corumbá, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum.
Entre as produções contempladas, o exemplo de uma mulher que superou um relacionamento abusivo. A aluna Jobelvane Martins Paes, da escola Clío Proença, onde cursa o Ensino de Jovens e Adultos, retomou as rédeas de sua vida e frequentar o ambiente escolar foi uma das conquistas.
“Eu mesma tinha um relacionamento conturbado, mesmo assim convivi durante três anos. Quando foi um belo dia, me olhei no espelho e disse a mim mesma: “Não quero mais essa vida! Tenho que ter amor próprio, gostar mais de mim. Procurei a Lei Maria da Penha e tudo se resolveu. Mas não foi fácil!”, relatou.
A presidente do Conselho da Mulher de Corumbá, Arlene Ignez Carvalho da Costa, ressaltou a qualidade das produções dos estudantes. Ela contou que a entidade já estuda novas ações similares para agosto, mês emblemático de combate à violência contra a mulher.
“A comissão teve um trabalho muito grande porque as produções foram de excelente qualidade. Inicialmente, íamos premiar apenas os três primeiros lugares, mas por uma sugestão da comissão, premiamos até ao quinto lugar”, contou ao antecipar que as próximas edições de projetos similares serão ampliadas para as escolas da Rede Estadual e também as particulares.
Confira os vencedores por categoria:
Desenho (Nível I – 1º aos 3º anos)
Helena Agiar Fontes – E.M. Luiz Feitosa Rodrigues
Daniel Escolar Calle – E.M. Luiz Feitosa Rodrigues
Gloria Nicole Guasde Cholia – E.M. Rachid Bardauil
Kamyla Argullo de Arruda – E.M. Carlos Cárcano
Lorhayne Helena Correa da Silva – E.M. Luiz Fernando de Barros
Frase (Nível II – 4º aos 5º anos)
Heloise Helena Arruda da Silva – E.M. Izabel Côrrea de Oliveira
Wallace Santos Arruda – E.M. Luiz Feitosa Rodrigues
Samuel Rôa Brito – E.M. CAIC Padre Ernesto Sassida
Kevellyn Rosa Alves de Mello – E.M. Carlos Cárcano
Rita Emanuelly Holanda Pinheiro – E.M. Tilma Fernandes Veiga
Redação (Nível III – 6º aos 9º anos)
Mariane Martins Plizzari – E.M. Monte Azul
Jamilly Alves de Lima – E.M. Monte Azul
Antonia Andrade Batisti de Oliveira – E.M. Cyríaco Félix de Toledo
Felipe Agaya do Amaral – E.M. Cássio Leite de Barros
Maureen Maria da Silva C. Cabral – E.M. Pedro Paulo de Medeiros
Redação (Educação de Jovens e Adultos)
Jobelvane Martins Paes – E.M. Clío Proença
Jusley da Silva Martins – E.M. Clío Proença
Júlia Lara Bezerra – E.M. Izabel Côrrea de Oliveira
Rayffa Kemmilli Lopes Brachim – E.M. Ângela Maria Perez
Keize Aparecida da Silva Diniz – E.M. Pedro Paulo de Medeiros
Da Assessoria/ Fotos: Renê Marcio Carneiro