Vegetação de canteiros da capital é substituída por nova espécie
12-06-2019 || Paula Navarro
Quem passou pelas avenidas Cônsul Assaf Trad e Ana Rosa Castilho Ocampos, na região norte de Campo Grande, deve ter observado que os canteiros não estão com antes. Trata-se de um projeto-piloto desenvolvido pela CG Solurb em parceria com a Prefeitura e empresa paisagística, que objetiva reduzir os custos com a manutenção de áreas públicas.
O projeto “Canteiros Sustentáveis” é um processo de substituição feito por meio de plantio direto, em que a vegetação já existente no local é trocada por uma nova espécie, a grama esmeralda. Além da redução de custos e de benefícios estéticos, outra proposta do projeto é aumentar a segurança no trânsito, já que o novo gramado evita que o mato cresça e atrapalhe a visão dos motoristas.
Conforme assessoria da Solurb, a iniciativa constitui uma prática mais ecológica e sustentável, e passará a ser preventiva, gerando menos resíduos e garantindo um canteiro mais bonito e seguro. Com a troca da grama antiga, os canteiros ficarão livres de ervas daninhas, além de a espécie esmeralda proporcionar menor demanda de manutenções.
O gerente operacional da concessionária explica que trata-se de uma técnica que reduz os custos de formação dos canteiros. “Apenas se elimina a vegetação com capina elétrica, ou dessecantes domi-sanitários, permitidos em área urbana, plantando a nova grama diretamente em cima da vegetação já existente, realizando apenas acabamento”, detalha.