DestaqueHojeEducação

Vereadores pedem continuidade da Escola Cívico Militar em Corumbá

A continuidade da Escola Cívico Militar em Corumbá ganhou força na Câmara Municipal. Ontem, durante sessão ordinária do Poder Legislativo, os vereadores Alexandre Vasconcellos e Allex Dellas apresentaram requerimentos neste sentido, solicitando ao governador Eduardo Riedel e ao secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, pedindo apoio do Governo para manter o sistema em funcionamento na Escola Municipal José de Souza Damy, no Bairro Cristo Redentor, e até mesmo ampliação para outros estabelecimentos de ensino da cidade.

Os dois vereadores diz que é preciso o apoio institucional das autoridades para continuidade do sistema, principalmente após o próprio Poder Executivo ter-se posicionado à favor, inclusive com a possibilidade de ampliar para pelo menos mais dois estabelecimentos em breve.

Alexandre fez um relato das atividades da Escola Damy, com toda a direção favorável à continuidade do sistema. Hoje, o grupo escolar conta com 1.099 alunos (Fundamental I, Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos). Desse total, 295 crianças estão inseridas no projeto.

O vereador comentou ter recebido um levantamento minucioso da instituição que está localizada em área de extrema vulnerabilidade, com os educandos estando diariamente expostos a situações de risco como uso de drogas lícitas e ilícitas, violência doméstica, vítimas de estrutura familiar fora dos padrões onde valores de conduta moral e ética sejam transmitidos e vivenciados.

Relatou que o programa desenvolvido na unidade escolar foi iniciado na pandemia, em 2020, e efetivamente concretizado no segundo semestre de 2021 e nos anos seguintes, e que o trabalho desenvolvido pelos monitores em conjunto com a equipe pedagógica escolar apresentou resultados positivos em relação à disciplina, autonomia e protagonismo dos educandos, onde eles têm se tornado autores de sua própria história, buscando o caminho de realização e sucesso de cada estudante.

Destacou o resultado obtido com a promoção do “Projeto Valores”. onde foi trabalhado os valores básicos do programa, acrescido da rosa dos valores, cujos entendimentos das virtudes (honra, lealdade, civismo, dedicação, excelência, honestidade, respeito, disciplina, justiça, cooperação, liderança, criatividade, solidariedade, responsabilidade, tolerância e empatia), promoveram nos educandos uma oportunidade de reflexão sobre suas condutas de autoavaliarem seus conceitos e pré-conceitos, como também a evolução no IDEB em 2021, em relação ao resultado de 2019.

Por todas as conquistas, a instituição busca apoio para a continuidade do programa que teve excelente participação da comunidade escolar, isso sem contar que, durante as férias escolares, os militares da Marinha dotando-a de melhores condições para bem atender as crianças.

Allex, por sua vez, disse que é preciso manter a única escola Cívico Militar da região em atividades, com o principal objetivo de oferecer mais suporte às áreas pedagógica, administrativa e socioemocional, por meio de atividades extracurriculares voltadas à Educação Cívica nas rotinas diárias, e desenvolvendo o Projeto Valores que, com ações interdisciplinares, proporciona a formação integral dos alunos.

“Sabemos da importância dessas escolas na vida dos alunos e de todos que passam por ela. Tenho convicção de que disciplina e compromisso contribuem muito para o caráter e formação de crianças e adolescentes. Nessas escolas existem o que chamamos de limites, coisa que hoje quase não se escuta”, acentuou, lembrando que a Prefeitura também trabalha pela continuidade do sistema, inclusive com a possibilidade de ampliar para mais estabelecimentos de ensino.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Corumbá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *